06/02/2023

Colágeno tipo 2 melhora as dores articulares

O colágeno tipo 2 é o colágeno presente em maior quantidade nas articulações e cartilagens do corpo. Infelizmente, os alimentos fontes desse colágeno não apresentam os mesmos resultados positivos para a saúde dessas regiões como o uso da suplementação.

Isso acontece por 2 motivos:

1° Os alimentos ricos nesse tipo de colágeno não são tão saudáveis. Como por exemplo  articulação de frango, porco, carne e peixes. Esses alimentos além de fonte de colágeno possuem altos níveis de gordura saturada. Gordura essa relacionada ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

2° Esses cortes, ao passarem pela digestão perdem o colágeno tipo 2. Pois se transformam em proteínas não específicas e acaba perdendo os benefícios para cartilagens e articulações.

Por esses motivos, as pesquisas científicas são feitas com a suplementação de colágeno tipo 2. Já que esse suplemento possui uma tecnologia específica para manter suas propriedades durante todo o processo digestivo até chegar ao sangue e exercer seus benefícios.

Colágeno tipo 2 para que serve

A suplementação é indicada para quem possui dores na região das cartilagens e articulações.

Colágeno tipo 2 serve para as seguintes dores:

  • Artrite;
  • Artrose;
  • Condromalácia;
  • Tendinite;
  • Síndrome do corredor;
  • Luxações;
  • Fibromialgia;
  • Dores no joelho, coluna, ombro provocadas ou não pelo exercício.

Além de ajudar nessas dores e outras relacionadas, a suplementação também é indicada como tratamento preventivo. Pois naturalmente, com o avanço da idade a região das cartilagens e articulações perde espessura, e quanto menor a espessura maior o risco de atrito e impacto direto nos ossos.

Igualmente recomendada por nutricionistas do esporte para atletas e praticantes de exercício. Como praticantes de corrida, triatletas, praticantes de Crossfit, tenistas, etc.

Aliás se você é praticante de algum desses esportes, não deixe de conferir nossa sessão dedicada exclusivamente a esses esportes:

Portanto, se você sente dores, pratica algum desses esportes mencionados ou deseja se prevenir, consulte um profissional nutricionista ou médico para avaliar qual a melhor indicação desse suplemento para você.

Agora conta pra gente, você já conhecia esse suplemento e seus benefícios?

Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que o nosso time de especialistas responde!

Referências: 

Mendonça CR, Noll M, Castro MCR, Silveira EA. Effects of Nutritional Interventions in the Control of Musculoskeletal Pain: An Integrative Review. Nutrients. 2020 Oct 9;12(10):3075. doi: 10.3390/nu12103075. PMID: 33050122; PMCID: PMC7601187.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Imagem destaque Popup Newsletter